
Saiba quais são os benefícios da música na infância
O som é um tipo de linguagem que está intensamente presente em diversos momentos da nossa vida: uma caixa de música, os barulhos dos carros, a fala… Mas você já parou para pensar nos benefícios que a musicalidade traz para as crianças?
Estudos apontam que a audição é o primeiro sentido que se forma na gestação e o seu desenvolvimento ao longo da vida por meio da música pode ajudar a desenvolver algumas características com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora.
Por isso, separamos algumas curiosidades superlegais para você conhecer. Bora?
Expressão corporal
O contato com a música provoca estímulos que incentivam a criança a se expressar por meio do corpo. Seja demonstrando emoções, dançando, cantando ou realizando movimentos mais refinados, como bater palmas, a música nos leva ao desejo de mover o corpo.
Contato com outras culturas
Independentemente da língua falada, a música toca a todos. Cada país tem uma cultura diferente, e isso pode ser refletido na forma com que a música é expressada.
Introduzir a música na vida das crianças pode ser uma ótima maneira de iniciar a conversa sobre diferentes culturas e costumes. Um bom exemplo de abordagem é falar sobre diferentes instrumentos musicais, como o bongô e o atabaque.
Memória
Estudos indicam que alguns elementos presentes na música, como o timbre, o tempo e o tom, favorecem o desenvolvimento da memória.
Por exemplo, para afinar um instrumento, é preciso lembrar o som da nota. Já para cantar, é preciso exercitar a memória sequencial para lembrar a letra da música.
Isso tudo ajuda a criança a desenvolver a memória e utilizá-la para outros aspectos durante a vida.
Demais, né? E nesses tempos de reclusão, em que estamos em casa, que tal pensarmos em instrumentos para fazer com as crianças? Selecionamos algumas ideias:
Tambor com bexiga
Não existe tambor mais fácil! É só utilizar uma lata de alumínio vazia (Ex.: lata de leite em pó), envolver a boca da lata com uma bexiga e prender com um barbante para não escorregar. Pronto, agora é só sair batucando!
Chocalho
A ideia aqui é separar uma latinha de alumínio, encher com pequenas pedrinhas ou sementes e tapar com fita adesiva. Pronto! Ah, pra ficar ainda mais legal, que tal decorar a latinha com papéis e colas coloridas?
Pandeiro de guizo
É um pandeiro simples e divertido. Basta cortar um círculo em um papelão, fazer vários furos ao redor e colocar pequenos sinos ou guizos. Aqui também vale decorar como quiser!
Legal, né? Que tal tentar essas e outras ideias para distrair as crianças e tornar os dias mais divertidos? ;)