Faça você mesmo
Foto - Saiba quais são os benefícios da música na infância

Saiba quais são os benefícios da música na infância

Publicado em 06 de Abril de 2020

O som é um tipo de linguagem que está intensamente presente em diversos momentos da nossa vida: uma caixa de música, os barulhos dos carros, a fala… Mas você já parou para pensar nos benefícios que a musicalidade traz para as crianças? 

Estudos apontam que a audição é o primeiro sentido que se forma na gestação e o seu desenvolvimento ao longo da vida por meio da música pode ajudar a desenvolver algumas características com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora.

Por isso, separamos algumas curiosidades superlegais para você conhecer. Bora?

 

Expressão corporal

O contato com a música provoca estímulos que incentivam a criança a se expressar por meio do corpo. Seja demonstrando emoções, dançando, cantando ou realizando movimentos mais refinados, como bater palmas, a música nos leva ao desejo de mover o corpo.

 

Contato com outras culturas

Independentemente da língua falada, a música toca a todos. Cada país tem uma cultura diferente, e isso pode ser refletido na forma com que a música é expressada.

Introduzir a música na vida das crianças pode ser uma ótima maneira de iniciar a conversa sobre diferentes culturas e costumes. Um bom exemplo de abordagem é falar sobre diferentes instrumentos musicais, como o bongô e o atabaque.

 

Memória

Estudos indicam que alguns elementos presentes na música, como o timbre, o tempo e o tom, favorecem o desenvolvimento da memória.

Por exemplo, para afinar um instrumento, é preciso lembrar o som da nota. Já para cantar, é preciso exercitar a memória sequencial para lembrar a letra da música. 

Isso tudo ajuda a criança a desenvolver a memória e utilizá-la para outros aspectos durante a vida.

Demais, né? E nesses tempos de reclusão, em que estamos em casa, que tal pensarmos em instrumentos para fazer com as crianças? Selecionamos algumas ideias:

 

Tambor com bexiga

Não existe tambor mais fácil! É só utilizar uma lata de alumínio vazia (Ex.: lata de leite em pó), envolver a boca da lata com uma bexiga e prender com um barbante para não escorregar. Pronto, agora é só sair batucando!

 

Chocalho

A ideia aqui é separar uma latinha de alumínio, encher com pequenas pedrinhas ou sementes e tapar com fita adesiva. Pronto! Ah, pra ficar ainda mais legal, que tal decorar a latinha com papéis e colas coloridas?

 

Pandeiro de guizo

É um pandeiro simples e divertido. Basta cortar um círculo em um papelão, fazer vários furos ao redor e colocar pequenos sinos ou guizos. Aqui também vale decorar como quiser!

 

Legal, né? Que tal tentar essas e outras ideias para distrair as crianças e tornar os dias mais divertidos? ;)

Copyright © 2019 Mauricio de Sousa Produções Ltda. Todos os direitos reservados.

Alvará de funcionamento Nº 2020/07722-00 válido até 20/08/2022 conforme disposto no § 2º do Artigo 16 da Lei 17.340/2020. Sujeito à renovação. Vistoria Bombeiros Nº 434973 Válido até: 19/12/2021 - Sujeito à renovação.