Para mães e pais
Foto - Como estimular a autonomia infantil

Como estimular a autonomia infantil

Publicado em 11 de Junho de 2019

Você sabia que a autonomia na infância ajuda no processo de tomar decisões e na busca de novos sonhos e desejos? A prática não está somente relacionada à habilidade de fazer as coisas por si, mas também está diretamente ligada ao desenvolvimento da consciência moral, o que possibilita que façam suas próprias escolhas. Muito legal, né?

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar no desenvolvimento da autonomia das crianças Vamos lá?

 

Vestir-se:

 

Você pode deixar eles escolhem as roupas que querem usar após banho, para fazer um passeio, para ficar em casa… O que importa é que a prática ajuda a criança a encontrar sua individualidade e a roupa é uma ótima opção para dar um up na autonomia dela!

 

 

 

Arrumar os brinquedos:

 

Sabemos que brincar e fazer bagunça é uma delícia, mas dá para encontrar diversão em organizar tudo depois. Uma ideia é pedir ajuda para o pequeno para colocar cada brinquedo em seu devido lugar e, assim, deixar o ambiente arrumadinho. Em vez do pedido soar como uma tarefa, que tal criar uma gincana? Dessa forma, a criança brinca e também aprende a importância da organização.

 

 

 

Leitura da noite:

 

Ao invés de escolher a história da noite, o que você acha de deixar essa tarefa para a criança? Além de ajudar com a sua autonomia, é possível ainda explorar a imaginação e criatividade. <3

 

 

 

Cuidados com a higiene:

 

Uma dica bem bacana é você deixar com que o pequeno escove os próprios dentinhos com a sua supervisão. Além de praticar a autonomia, você também pode explicar a importância dos cuidados da higiene e até comprar uma escova de dente diferente para estimular o processo! :)

 

 

 

Que tal colocar em prática essas dicas? Ver os pequenos voando com as próprias asas é bom demais!

 

Até a próxima! :)

Copyright © 2015 Mauricio de Sousa Produções Ltda. Todos os direitos reservados.

Alvará de Funcionamento Nº 2019/09691-00 Válido até 27/06/2020 - Sujeito à renovação - Vistoria Bombeiros Nº 392614 Válido até: 19/12/2021 - Sujeito à renovação