Para mães e pais
Foto - Estimulando os 5 sentidos

Estimulando os 5 sentidos

Publicado em 03 de Maio de 2019

Importantes para o desenvolvimento e para a interação com o mundo interior, os nossos 5 sentidos ─ visão, tato, audição, olfato e paladar ─ precisam sempre de estímulo para serem aprimorados, principalmente na infância! Pensando nisso, separamos sugestões de atividades sensoriais para cada um deles.

 

Visão

 

O estímulo visual está constantemente presente em nosso cotidiano. Mas as atividades em aparelhos eletrônicos, televisão ou computadores tendem a desgastar os olhinhos das crianças precocemente. Para o desenvolvimento desse sentido, escolhemos uma atividade fácil, mas que ajuda na melhoria da capacidade de focar e fixar em determinado elemento através de uma fonte de luz.

Como brincar:

Para esta atividade, é preciso uma lanterna e objetos (de preferência) previamente escolhidos. Além disso, o ambiente onde ocorrerá a brincadeira deve estar na penumbra, para que a luz que vem da lanterna se destaque. Depois, a ideia é simples: o pequeno deve seguir a fonte luminosa para encontrar os objetos escolhidos no início. :D


 

Tato



 

O tato, assim como a visão, também já é comumente usado nas atividades. Mas para a estimulação mais efetiva desse sentido, a brincadeira é conseguir identificar objetos apenas com o toque.

 

Como brincar:
Em uma caixa de papelão (ou de qualquer material de preferência) não muito funda, recorte um buraco que possibilite a entrada da mão e do antebraço da criança. Dentro da caixa, coloque objetos que a criança tenha familiaridade ─ como brinquedos, talheres e copos (de plástico), controle remoto ─ sem que ela veja. Depois, deixe que a criança, apenas com a mão, sinta os objetos e tente identificá-los. :)

 

Audição



 

Agora, para exercitar a audição do pequeno, escolhemos um jogo chamado “Qual é o som?”. Esta brincadeira também é bem simples e consiste no reconhecimento de sons pela criança, que deverá fazê-lo sem poder enxergar de onde eles vêm.

Como brincar:

Faça uma lista com objetos que reproduzam sons diferentes ou até mesmo sons produzidos com o corpo, como assobios ou palmas. Depois, é só vendar o olho da criança e reproduzir os sons para que ela consiga adivinhar!


 

Olfato e paladar



Esses dois sentidos, apesar de serem utilizados diariamente nas refeições, não são comumente utilizados para brincadeiras. Mas nós colocamos os dois juntos aqui, porque a mesma atividade pode ser adaptada para a estimulação de ambos!

Como brincar:
Selecione diferentes alimentos ─ frutas, legumes, temperos ─ e separe-os em recipientes, sem que o pequeno veja quais são. Com os olhos vendados, a brincadeira é que ele coma ou cheire (dependendo do sentido a ser estimulado) cada um dos alimentos escolhidos e tente descobrir quais são eles!



 

Qual foi a sua preferida? <3

Copyright © 2015 Mauricio de Sousa Produções Ltda. Todos os direitos reservados.

Alvará Expedido com vencimento em 30/06/2019 sob nº 2018/10806-00 – Sujeito à renovação. Vistoria Bombeiros Nº 392614 – Válido até: 19/12/2021 – Sujeito à renovação.