Passeios no parque
Foto - A importância da inclusão em parques de diversões: conheça as facilidades do Parque da Mônica

A importância da inclusão em parques de diversões: conheça as facilidades do Parque da Mônica

Publicado em 03 de Agosto de 2022

A diversão e as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento das crianças, não é mesmo? Elas precisam ter a oportunidade de aprender e experimentar as sensações do mundo brincando.

 

Existem diversos tipos de brincadeiras que desenvolvem as relações sociais, a autonomia, o equilíbrio emocional, a linguagem, a habilidade motora e é claro que esses aspectos também estão presentes nos parques de diversões com suas atrações e atividades lúdicas.

 

Sabendo dessa importância, o Parque da Mônica possui atrações e serviços especializados para pessoas com deficiência, promovendo inclusão e acessibilidade sempre com o objetivo de fazer com que toda a família sinta-se acolhida, aproveitando as atrações com tranquilidade e segurança.

 

Que tal conhecer algumas ações de inclusão realizadas pelo Parque da Mônica?

 

1. Ingresso gratuito para pessoas de até 17 anos

 

As pessoas de até 17 anos com deficiência possuem gratuidade no ingresso e os acompanhantes têm o valor promocional. Isso mesmo, você pode aproveitar essa oportunidade e adquirir o ingresso em nosso site.  

 

2. Atendimento prioritário

 

Pessoas com deficiência e seu acompanhante possuem atendimento prioritário nas atrações do parque.

 

 

3. Serviço de Atendimento ao Visitante - SAV

 

Preocupados em garantir uma experiência segura e divertida, o Parque da Mônica possui o SAV - Serviço de Atendimento ao Visitante. Se você possui deficiência ou mobilidade reduzida, procure por um dos integrantes da nossa equipe, que o conduzirá ao SAV.

 

Será feita uma breve análise, levando em consideração aspectos físicos, condições motoras, uso de medicação, entre outros. Você receberá o mapa de orientação de segurança indicando todas as atrações recomendadas para seu perfil.

 

Lembre-se que, para garantir segurança e comodidade, é importante seguir todas as orientações passadas pela Equipe do Parque da Mônica.

 

Além deste serviço personalizado, o Parque da Mônica oferece uma infraestrutura adequada, que permite acessibilidade para todos os visitantes. Banheiros adaptados, assentos prioritários, rampas de acessos, ambulatório médico e uma equipe treinada e disposta a ajudar sempre que necessário.

 

4. Acesso prioritário às atrações

 

As pessoas com deficiência e seu acompanhante não precisarão ficar nas filas para brincar nas atrações. Ao chegar em cada atração, é só apresentar ao colaborador o mapa de orientação de segurança recebido no SAV (serviço de atendimento ao visitante), lembrando que o acesso é realizado pela saída de cada atração.

 

 

 

5. Cordão de girassol

 

O cordão de girassol foi criado com o intuito de identificar pessoas com deficiências ocultas, síndromes e doenças raras não visíveis. O uso é exclusivo, a identificação auxilia no atendimento e colabora com a conscientização e é oferecido de forma gratuita pelo Parque da Mônica.

 

 

6. Hora do silêncio

 

Todos os dias, na primeira hora de funcionamento, o Parque da Mônica reduz os estímulos sonoros e visuais para que os visitantes do espectro autista ou com transtorno do processamento sensorial possam se ambientar e aproveitar melhor a visita. Essa dica é muito legal! Que tal já ir se organizando?

 

7. Empréstimo de fones abafadores

 

Os abafadores de som são oferecidos de forma gratuita para autistas e pessoas com transtorno de processamento sensorial. Eles devem ser retirados no SAV e devolvidos no mesmo local após o uso.

 

8. Sala do silêncio

 

Localizada próxima à atração Carrossel da Mata, a Sala do Silêncio é um local acolhedor e silencioso que promove um ambiente de descanso com baixo estímulo, para pessoas com TEA, deficiência intelectual, transtorno do processamento sensorial, caso tenham a necessidade de se afastar um pouco do excesso de estímulos sensoriais.

 

 

9. Sanitários e trocadores acessíveis

 

O Parque da Mônica dispõe de sanitários e trocadores acessíveis. O local ainda conta com o Espaço Família, que possui um fraldário e sanitários nos quais os responsáveis podem acompanhar as crianças. Um dos sanitários, destinado a pessoas com deficiência, oferece um trocador de fraldas horizontal sobreposto, com cavidade adequada para atender crianças com mobilidade reduzida, tornando a troca mais fácil e segura. No conjunto sanitário, próximo à Trombada do Louco, há um trocador disponível para adolescentes e adultos.  

 

10.  Equipe capacitada para atender a sua família

 

A equipe do Parque da Mônica é capacitada e oferece atendimento especializado para as pessoas com deficiência e seus familiares.

É importante destacar que antes de todas essas facilidades tornarem-se de fato uma realidade, buscamos pesquisar, trabalhar com especialistas e escutar os nossos visitantes. 

 

A inclusão faz parte do cotidiano do Parque da Mônica

 

A preocupação com a inclusão de todas as pessoas no Parque da Mônica faz parte do nosso cotidiano.  

 

 

Que tal conferir como foi a experiência de Iza e seu filho no Parque da Mônica?

 

“Quero deixar registrado aqui a minha gratidão pelo excelente atendimento que tivemos. 

Foi a primeira vez que fomos e eu nunca senti meu filho tão incluído! Ele tem TEA e teve um atendimento excepcional!

Todos os funcionários atenciosos e com um cuidado e zelo que em nenhum outro lugar vimos!

 Lugar de autista é em todo o lugar e este Parque é realmente inclusivo e muito humano e fez valer todos os direitos que os autistas deveriam ter em todos os lugares! 

Muito obrigada por nos acolher tão bem! Eu nunca vi meu filho tão bem e feliz! Gratidão por se preocuparem com as crianças com deficiência e por fazerem esse trabalho incrível!

Hoje foi a primeira de muitas vezes, pois quero voltar sempre!

Parque da Mônica, se meu filho fosse verbal funcional, com certeza ele agradeceria a vocês por realmente fazer a inclusão acontecer!”

Iza Fonseca

 

Para saber mais sobre o Parque da Mônica, acesse nosso site https://parquedamonica.com.br/ .

 

 

Alvará Nº 2020/07722-00 válido até 20/08/2022 conforme disposto no § 2º do Artigo 16 da Lei 17.340/2020
AVCB Nº 556149 Válido até: 02/09/2023 - Documentos sujeitos à renovação.
Copyright © Maurício de Sousa Produções Ltda. Todos os direitos reservados.